Joker vs Joker

Esse artigo definitivamente ficaria melhor em um vídeo ou uma conversa descente em um café bacana.

Vamos começar com o seguinte preceito caro e raro leitor, não sou um expert em comparação assim como você não é, não sou uma pessoa que arrasta sardinha, não sou uma pessoa prestando homenagem, sou só um blogueiro (que por definição já mostra meu grau de amadorismo) que acordou com uma enorme vontade de incomodar alguns fãs como forma de passar o tempo livre.

Não vou comparar filmes, nem diretores, tão pouco outros trabalhos dos autores, apenas os coringas ( Não preciso dizer que isso é uma inverdade não é?)

Minúcias de lado comecemos…

Jack Nicholson x Heath Ledger

Nicholson: Antes dele o “esquema” do vilão era mais forçado do que é hoje, já haviam muitos atores que tinham interpretado filmes de super-heróis, então digamos que o desafio para Nicholson não era assim tão grande, levando em conta a forma preestabelecida dos vilões da época.

Confesso, sou daqueles que costuma ver um filme só por causa do ator, mas como o Batman do Tim Burton foi lançado em 1989, apenas 3 anos antes do meu nascimento eu só fui ver mesmo por que era uma criança que adorava o Batman ( eu coloquei isso mesmo no pretérito?) O Jack do Jack, e não estou feliz por ser trocadilho entendido por poucos, veio mais a história dos quadrinhos, a forma como virou o coringa, as piadas, o humor negro exagerado, a pele branca deformada e o péssimo gosto para o vestuário. O Sorriso era uma marca assustadora em seu semblante. Prometia matar as pessoas de rir e com uma leve ajudinha do Burton teve aquela grotesca e absurda arma mortal, o gás hilariante.

Vendo o filme hoje, percebo que Nicholson não se deu mais do que o papel pedia, como já havia feito antes em “o iluminado” e “um estranho no ninho” onde ganhou o Oscar de melhor ator.

Foi um personagem mediano em sua carreira, e mesmo assim interpretado bem e de certa forma para os padrões da época é claro. Nada de muito espetacular.

Heath Ledger: Já na interpretação de estreia de um supervilão de verdade ( levando em conta o contradição que se é em pensar que é um vilão de quadrinho) Ledger sofria uma responsabilidade implícita colocada pelos espectadores que de certa forma é a pressão mais forte que um ator pode sofrer, a de superar o primeiro coringa. Sempre vou ser favorável a Jack, ele pode ter muito mais bagagem que Ledger e sim, sempre foi melhor ator, mesmo quando o outro estava vivo. Em fato, o personagem vivido por Ledger no batman de Nolan foi baseado no personagem inicial, (o do quadrinho só pra ressaltar) incrivelmente bem colocado, mas vai aqui três verdades para os/as tietes do coringa:

1º O sucesso do personagem pela sua coesão e perspicácia é decorrente do roteiro de Bob cane e da direção de Nolan.

2º se não fosse o sensacionalismo por volta de sua morte pouco tempo depois da estreia do filme, seria apenas mais um vilão.

3º Se estivesse vivo, com certeza não ganharia um Oscar pela atuação.

Me odeiem mas é a verdade, Ledger era um ótimo ator e claro, como a maioria hipócrita do mundo não admite, considerar um ator, bom ou ruim é sempre por comparação, o bom é bom por que existem piores e vice-versa, Ledger (por comparação) é um bom ator, que no final de sua vida, interpretou de forma genial um papel, mas cá pra nós, ele podia ser bonito, mas não tinha o carisma do Nicholson

11 responses to “Joker vs Joker

  1. (pra caso queira discutir por aqui…)
    Acho o Jack um ótimo ator! Não gosto dele como pessoa, me passa ser uma pessoa desagradável, mas é um ótimo ator e provou isso várias vezes. O Joker do Jack foi muito bom… pra época!
    “2º se não fosse o sensacionalismo por volta de sua morte pouco tempo depois da estreia do filme, seria apenas mais um vilão.”… esse comentário contradiz o primeiro… concordo plenamente que o Joker do Ledger teve ajuda, principalmente do Nolan, mas Ledger nos mostra (pelo que já vi dele) que é um bom ator, me convenceu em Sin Eater, apesar de não ter sido o que podia em Brokeback Mountain.
    Não sei se diria que “não ganharia”, mas acredito sim que a morte tenha ajudado Ledger no oscar, mas isso é o que menos me importa, pois a muito tempo estou convencido de que aquilo tudo é comprado.
    Ah! E sobre o 2º comentário, não é verdade! Podemos observar durante toda a projeção o quanto Ledger está empenhado (ou mesmo louco!) no papel. Não sei de onde ele tirou a inspiração ou mesmo onde o papel foi baseado, o que sei é que ele fez mais do que precisava e superou muito o do Nicholson, deixando sua marca no mundo, independentemente de sua morte.

    • De forma alguma eu ainda vejo uma contradição, concordo que a disposição das palavras não foi a melhor que eu escolhi mas quis passar a ideia de que mesmo fazendo um bom papel, quem criou a personagem “remasterizada” não foi o ator, ele deu vida apenas, e ainda acho que o sensacionalismo pela sua morte elevou muito o status do coringa, mas reafirmo aqui, por que eu vi que fui mal interpretado, mesmo colocando praticamente em negrito, sou e sempre vou ser fã do Nicholson mas isso não quer dizer que não tenha gostado do trabalho

      • A morte pode ter elevado o status do Joker do Ledger, como aconteceu com O Exorcista e tudo que tem uma polêmica supostamente sobrenatural ao redor; só que falar que ele seria apenas um vilão que achei exagero, porque tirou o mérito de todo mundo (Bob Cane, Nolan e Ledger) por terem criado e, como você mesmo disse, dado vida (mas ainda assim, não com menos mérito, pois não importa o quão bom seja a personagem, o ator necessita ser bom tanto quanto) ao Joker do Ledger.
        Eu acredito que a personagem do Ledger surtiu mais efeito porque foi criada no mundo moderno e como um “bad guy” que podemos encontrar por aí, talvez não tão louco, mas podemos. Já a do Nicholson se distancia mais disso.
        Você viu os dois filmes ultimamente? Você prefere a personagem do Nicholson, é isso?

      • sim, na segunda-feira eu vi os dois para poder fazer o post, não acharia justo com nenhum dos personagens algum comentário avulso qualquer, concordo, exagerei e fiz uma escolha ruim de palavras, o que gostaria de passar no artigo, em resumo, é que sim, minha preferência é o Nicholson, e acho completamente e irritantemente desnecessário o exagero que é ovacionar o personagem do ledger.

  2. Acho válido o 2º comentário tendo em vista que a maioria que tietam o coringa não assistiram ao primeiro filme.

  3. Está aí uma comparação complicada de ser fazer, mas gosto de defini-la da seguinte maneira: O Joker de Nicholson tem um toque de comédia em sua maldade, que a primeira vista parece até ser uma maldade inocente. Comédia seria a palavra (mas não tipo “pastelão”, mas sim no melhor estilo satírico de lidar com as coisas) Um clássico.

    O Joker de Ledger é um sádico, puramente sádico. Até arranca algumas risadas, mas como sua referência (graças ao roteiro e direção) é o Joker de “Piada Mortal”, ele não poderia ser nada mais do que a maldade e caos em pessoa. Perverso.

    Ainda sim, não quero desmerecer nenhum dos dois. Nicholson tem meu coração pelo grande ator que é, mesmo que este não tenha sido realmente um dos seus papéis mais brilhantes, mas marcou como o único Joker que prestasse durante muitos anos. Ele tirou-nos aquela visão clássica e pastelão, vivida pelo ilustre e bigodudo Cesar Romero, e trouxe a ideia de que é possível trazer esse vilão para as telas, como um bom vilão deve ser. Vale lembrar a grana que ele ganhou com esse filme por não aceitar o cachê e sim um contrato de porcentagem nos lucros do filme.

    Ledger conseguiu bem dar vida ao Joker de “Piada Mortal”, esse é o mérito dele. Talvez realmente não teria ganho o Oscar se não tivesse morrido, talvez. Como fã incondicional desse personagem, principalmente da era Alan Moore, devo dizer que este Joker de Ledger é marcante, genial e muito bem interpretado (e claro, adaptado). Pode até não ser “o melhor de todos os tempos”, mas com certeza é memorável.

    Isso é pauta para Cast…

  4. Posso falar que gostei mais do coringa Ledger, que do Jack de maneira mais imparcial.
    Eu vi o filme em casa. Não tinha a minima ideia que ele tinha morrido, sou um alienado no que acontece.
    Ele foi foda… claro que, sozinho, sem direção e bons roteiristas, não ia fazer milagre.
    No contexto da obra esse coringa foi muito mais interessante. O Jack do Jack ficou bem apagadinho.

  5. o do ledger para mim foi o melhor, nao desmereço a interpretação do jack, tambem nao sabia qq ledger havia morrido quando assisti ao filme, mas o personagem me conquistou de cara, muito louco, sadico, anarquista e apatico, muito mais realista, e nao vejo razão dele nao ganhar o oscar se tivesse vivo, ele tinha talento, o que ficou bm claro pra mim no filme do batman, eia aqui a minha opinião

  6. Pingback: Vanilla Sky x Abre Los Ojos | Café com Whisky·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s