Christopher Nolan

Quem me conhece sabe o quanto eu venero este artista, e não é pouco. É sem dúvidas o meu diretor favorito de todos os tempos, tenho outros que também sou fascinado, mas como gosto de listar prioridades e preferências, Christopher Nolan está no topo da minha lista! Claro que opinião é individual e cada um escolhe determinada opinião de acordo com vários fatores que compõem sua personalidade e ambiente.

Mas isto não favoritismo sem fundamento, venero este homem porque vejo que sua mente é brilhante, uma das mais complexas que ainda existe e que merece curiosidade; todos os seus filmes, sem exceção, são em seu mundo cinematográfico, coesos e coerentes e necessitam de atenção e reflexão para entendê-los, e incentivo ao pensamento é maravilhoso; sua forma de mostrar arte nos detalhes, de criar protagonistas obsessivos com passados problemáticos é extremamente intrigante; sua capacidade de escolher uma ótima equipe e assim, de criar obras-primas com enredos magníficos, roteiros muito bem escritos e direções impecáveis nos prova que ainda há esperança para um ótimo cinema e que nem tudo já foi feito.

Junto com seu irmão Jonathan Nolan, Chris escreveu vários dos roteiros de seus filmes e contando também com a esposa (desde 1997) Emma Thomas na produção de quase todos os seus filmes, exceto Amnésia (Memento); e para melhorar ainda mais, várias de suas trilhas sonoras são feitas pelo também magnífico Hans Zimmer, que só faz ainda mais perfeito cada projeto em que trabalha.

 

Nascido em 30 de julho de 1970, com o nome Christopher Jonathan James Nolan, se interessava por botânica, até que aos sete anos de idade começou a fazer filmes com seus bonecos e utilizando a câmera Super 8 de seu pai

Conforme já dito, escolher uma ótima equipe é algo que Nolan faz perfeitamente, os atores de seus trabalhos são impactantes, o que mais me marcou foi o Coringa (Joker) de Batman – Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) interpretado magnificamente por Heath Ledger, mas não só este, todas as personagens de seus projetos são muito bem montadas e desenvolvidas. Além dos atores que o seguem em suas produções, como o extraordinário Michael Cane, Nolan mantêm uma excelente equipe em todas as áreas de seus trabalhos, como direção de fotografia, edição e produção.

 

A filmografia de Nolan até o momento é a seguinte:

Doodlebug, 1997 (curta-metragem, assista no YouTube clicando aqui)

Following, 1998 (leia a crítica do Café com Whisky clicando aqui)

Amnésia (Memento), 2000

Batman Begins, 2005

O Grande Truque (The Prestige), 2006

Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight), 2008

A Origem (Inception), 2010

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises), estréia dia 27/07/2012

 

Como podem ver, na próxima sexta-feira estréia o terceiro filme do Batman dirigido por Nolan e completando a trilogia, com grandes expectativas, uma grande tragédia e já com várias críticas, The Dark Knight Rises já marcou de uma forma muito triste e promete marcar mais. Na sexta-feira, eu irei ao cinema na certeza de que verei o melhor filme de 2012.

 

 

 

E é isso, com uma mente intrigante e um talento inquestionável, Christopher Nolan preenche o cenário cinematográfico com material de qualidade. O que nos resta é esperar pelo seu próximo trabalho.

Bons filmes!

9 responses to “Christopher Nolan

  1. Sem duvida um dos maiores da atualidade. Os irmãos Nolan também estão no elenco da produção do novo filme do Superman, estou super curioso para ver a cara que eles vão dar ao homem de aço!

  2. É, eu não coloquei sobre ele (Superman) porque está longe ainda, mas com os dois participando da até pra ter esperanças e vontade de assistir um filme do homem de aço!

  3. Não sei porque mas amei a parte “…cada um escolhe determinada opinião de acordo com vários fatores que compõem sua personalidade e ambiente.”

    Mas é sério agora, Nolan é realmente um cara de grande talento e de muita competência. Admiro muito o trabalho dele e o tipo de envolvimento que cada filme provoca em quem o assiste.
    Morrendo de ansiedade pelo Batman hein. Dessa vez rola o podcast presencial? (sem cortes!)

    * preciso escrever sobre um cineasta tbm xD

  4. Uai, é a verdade verdadeira! Uma forma lógica de dizer: gosto é igual nariz, cada um tem o seu. Haha.

    Podcast de Batman, por favor! E que minha voz não pareça um remix. Hahaha.

    Seria bacana ver sua ideia sobre algum cineasta mesmo, imagino dois que você faira, hahahaha.

  5. Comecei com esse fascínio com o Nolan pós Batman. Já assisti a Origem e o Grande Truque e pude ver o por que que gostei tanto desses outros filmes. A mente de Nolan me surpreende, sua perfeição nas cenas, nos detalhes, sua escolha de atores. Não sou muito de fazer comentários pois nunca acho as palavras corretas, mas acabei de assistir Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge e eu posso falar sem errar as palavras: foi um filme magnífico. A melhor trilogia para mim no momento.

  6. Pingback: Café com Whisky - Following·

  7. Pingback: Café com Whisky – Resident Evil 5: Retribuição·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s