A viagem de Chihiro

Bem, quando me convidaram para fazer os artigos de cara quis ficar com os filmes de animação, que são, obviamente, meus preferidos. Então decidi estrear bonito, com um dos meus preferidos: A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi ou Spirited Away).

O filme é super aclamado, pela crítica e público, sendo que ganhou dois dos maiores prêmios do cinema: o Urso de Ouro e o Oscar. A qualidade técnica é superior em todos os sentidos, sendo uma das animações convencionais mais bem executadas do Studio Ghibli (que por si só já é um padrão de qualidade, já que todo bom animador ou amante de animação “paga um pau” pro gênio Hayao Miyazaki e seus animadores brilhantes – salve equipe do Ghibli!) e ainda podemos contar com uma trilha sonora divina, produzida pelo Joe Hisaishi (divo!), que embala cada um dos momentos do filme com maestria, transformando o filme em uma obra audiovisual encantadora.

O enredo é basicamente isso: Chihiro é uma garota mimada que tem que aprender o verdadeiro significado das coisas e pessoas trabalhando em um hotel para deuses, isso tuso graças a fome de seus pais. Não entendeu a conexão? Vá assistir essa obra prima para descobrir.
O grande trunfo está nos personagens cativantes, que vão desde Chihiro em sua jornada de transformação até Yubaba, a bruxa má que no fundo é um docinho, e também na forma magnifica com que Hayao nos guia pela história.

Bem, na real, eu não consegui fazer jus ao filme com minhas palavras, não queria dar spoillers então acabei em uma saia justa. Mas acho que da pra perceber que o filme é essencial para um amante de animação e é indispensável para um bom cinéfilo. Diversão garantida, passando por uma grande variação tonal, de risadas, raiva e até mesmo lágrimas de tristeza e felicidade, A Viagem de Chihiro é um verdadeiro filme cinco estrelas, e jamais será  desperdício de HD baixa-lo (apesar de que eu recomendo a compra do DVD – 12 conto nas Lojas da américa *trocadilho* – porque os extras estão muito bons e a edição foi muito bem tratada).

Ficha Técnica:

Título: A Viagem de Chihiro
Título original: Sen to Chihiro No Kamikakushi
País: Japão
Gênero: Animação
Duração: 122 min.
Ano de lançamento: 2001
Estúdio: Dentsu Inc. / Mitsubishi Commercial Affairs / NTV / Studio Ghibli / Tokuma Shoten / Touhoku Shinsha
Distribuidora: Europa Filmes / Buena Vista International (leia-se Disney)
Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki
Produção: Toshio Suzuki
Música: Joe Hisaishi
Direção de arte: Youji Takeshig

 Quer ver o filme? Vem aqui

Deixe um comentário