Analisando o Oscar 2013: Os Injustiçados do Ano

Pois é, a maior premiação do cinema mundial está chegando.

Nós, do CCW, fizemos nessa semana uma série de artigos especiais com os indicados nas categorias mais importantes da noite (roteiros, atrizes, atores e direção) – e já estamos preparando um post especial sobre os indicados ao prêmio mais importante da noite: melhor filme. Mas enquanto isso, a gente resolveu botar a boca no trombone / xingar muito no Twitter / chutar o pau da barraca / mostrar indignação listar aqueles que mereciam… mas não receberam as devidas indicações por seu trabalho.

Selecionamos, a seguir, as 10 maiores injustiças deste ano. Duvido você não ficar revoltadinho com os nomes que a gente também admirou – e a Academia este ano esnobou.

batman
Tudo bem que Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge não é o melhor filme da trilogia criada por Christopher Nolan – mas há inúmeros pontos que mereciam ser levados em consideração. Se querem esnobar Nolan por sua direção, ainda é aceitável, mas ficar indiferente à bela trilha sonora de Hans Zimmer é sacanagem. Aliás, todo o trabalho de som do filme é muito bom e merecia um lugarzinho na noite – assim como os efeitos especiais do filme que deixou muito cinéfilo de queixo caído. O filme que estourou nas bilheterias não recebeu nenhuma indicação.

sombrasdanoite
Vão falar que eu escolhi Sombras da Noite por ser do Tim Burton. Tudo bem, o filme está muito abaixo daquilo que esperamos do cineasta, mas se tem uma coisa que Burton prima em suas obras é a direção de arte. Em Sombras da Noite não foi diferente. O trabalho desenvolvido foi espetacular e merecia ao menos uma indicaçãozinha – talvez até merecesse também ficar entre os nomes à melhor maquiagem.

django
Está certo que Django Livre está concorrendo em várias categorias, mas cadê Tarantino concorrendo a melhor direção esse ano? Cadê? O western do diretor, muito elogiado pela crítica, é indicado a melhor filme, inclusive – mas Tarantino ficou de fora como melhor diretor. Além disso, Leonardo DiCaprio (que há tempos vem sendo esnobado pela Academia) também foi esquecido da categoria de melhor ator coadjuvante (apenas Christoph Waltz concorre nessa categoria pelo mesmo filme).

vantagens
Esta aí um filme que virou febre do público jovem. Se as meninas caem de amores por Logan Lerman e Ezra Miller e os garotos que querem ser garotas ostentam admiração por Emma Watson (alegando que o trio merecia indicações nas categorias de atuação – faça mil favores), o filme poderia, ao menos, levar uma indicação a melhor roteiro adaptado.

skyfall
O filme recebeu 5 indicações ao Oscar – mas uma importante ficou de fora: a veterana Judy Dench como atriz coadjuvante. Está certo que ela já venceu nessa categoria em 1999, com Shakespeare Apaixonado, mas bem que merecia ao menos estar entre os nomes indicados. Tem gente ainda que sugere que 007 – Operação Skyfall merecia uma indicaçãozinha a melhor filme. Concorda?

argo
Se tem um filme que todos defendem é Argo. Particularmente, não entendi ainda esse alarde todo em torno do filme de Ben Affleck – mas quem sou eu para discutir com todo mundo que diz que Affleck merecia uma indicação a melhor direção? Argo é um dos fortes concorrentes da noite a melhor filme – e tem muita gente que aposta nele para desbancar o veterano Spielberg com seu Lincoln.

viagem
A Viagem é um filme que não é pra qualquer um. Dos mesmos diretores de Matrix, a produção não faturou nenhuma indicação – o que frustrou muita gente que achava que o filme merecia indicações, ao menos, para melhor maquiagem e melhor trilha sonora (trilha essa, aliás, que foi amplamente elogiada e concorreu, inclusive, no Globo de Ouro).

hitchcock
Hitchcock (filme, não o diretor) pegou muita gente de surpresa. Os comentários que se ouviam por aí era que o filme traria indicações aos premiados Anthony Hopkins e Helen Mirren como melhor ator e atriz coadjuvante, respectivamente. A Academia esqueceu completamente deles. O máximo foi uma indicação à melhor maquiagem e cabelo (maquiagem essa que muitos afirmam ter “escondido” a bela atuação de Hopkins no papel principal da trama).

selvagens
Oliver Stone voltou com força total em Selvagens. O filme, apesar de seus altos e baixos, poderia ter sido indicado a melhor roteiro adaptado e, forçando um pouquinho e fazendo vistas grossas a alguns aspectos, até uma pré-indicação a Oliver como melhor diretor. Não recebeu nenhuma indicação.

vingadores
Dá pra acreditar que Os Vingadores, mega sucesso mundial com uma das maiores bilheterias de todos os tempos, ficou quase de fora? Considerado “o melhor filme de super heróis de todos os tempos”, o filme só ganhou uma indicação para melhor efeitos visuais – mas nos aspectos de som, ficou completamente esquecido…

2 responses to “Analisando o Oscar 2013: Os Injustiçados do Ano

  1. Eu devo confessar que não simpatizo com essa lista! Apesar de concordar com os termos colocados pelos filmes que não entraram no meio! Mas a considerar que o Oscar não é um prêmio e sim uma gigantesca propaganda, a lista realmente está impecável.
    Não acho também que o filme de Nolan foi proporcional ao nome que ele construiu depois de ter chegado enfim a terceira , e final, parte do seu trabalho mais visionário. Mas Avengers ser cotado? Jamais!

    Concordo com a posição dos outros filmes sim, até mesmo a de Burton, que não me agradou em nada, mas que realmente teve um impressionante trabalho de direção de arte. (esse cara sempre impressiona nessa área).

    Agora em relação a Svages, bem, tem um artigo que faz uma sintese the minha opinião!
    http://cafecomwhisky.com.br/filmes-fodas-9-savages/

  2. Pingback: Analisando o Oscar 2013: Resultados | Café com Whisky·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s