Oblivion

“Quem eu realmente sou?”

Texto por Rafael Bastos

 

(Adaptado)

Jack Harper (Tom Cruise), junto de sua esposa Victoria (Andrea Riseborough), são responsáveis pela manutenção de equipamentos para manter o planeta Terra funcionando após a guerra que o deixou em pedaços.

A trama se passa no ano de 2077, 60 anos após a guerra contra alienígenas que deixou o planeta inabitável. Jack Harper é responsável por manter os equipamentos de segurança da Terra funcionando, os chamados “drones” (que destruíam tudo que representasse perigo para o planeta). Os humanos sobreviventes vivem em Titã, uma das luas de Saturno, com características parecidas com as da Terra. Local em que Jack e Victoria pretendem se juntar quando terminarem o trabalho no planeta. Antes de irem à Terra, suas memórias são apagadas para proteção da missão, caso fossem capturados pelos inimigos.

Jack entretanto, mantem fragmentos de suas lembranças, o que remete a dúvida se tudo aquilo que vê é realmente sua vida. Sua curiosidade o impulsiona a perseguir essas lembranças em busca de respostas. Certo dia, Jack, em um momento de repouso, vê uma nave não identificada caindo e, entre os destroços , encontra uma mulher que ele sempre via em suas lembranças. Ao conhecê-la, Jack vê que toda sua indagação sobre sua vida faz sentido e tudo o que viveu até o momento gera mais duvidas. Esse é um começo de uma jornada onde Jack precisa decifrar o passado para saber quem realmente é.

Jack é apaixonado pelo planeta Terra e, sempre que pode, usa a nave direcionada a fazer manutenção dos drones para ver as paisagens naturais que ainda restam no planeta. Isso contribui para mostrar os efeitos especiais no cenário desse ambiente pós-apocalípitico, cheio de detalhes. São paisagens imensas e monumentos históricos totalmente destruídos ou pela guerra diretamente , ou pela radiação das bombas nucleares. Um cenário bem trabalhado para aumentar ainda mais a impressão para, quem assiste, imaginar como foi a batalha entre humanos e alieníginas.

O filme tem sim bons efeitos especiais, mas peca bastante na narrativa que começa como um estouro, coisas acontecendo bastante rápido e depois fica bastante lenta. A primeira parte apresenta toda a situação dos protagonistas de uma forma bem definida, já na segunda parte o enredo demora para encaixar, deixando o filme demorado e difícil de assistir, além de tentar explicar muita coisa que não seria preciso.

As cenas de batalhas são parecidíssimas com “Star Wars”. Fazendo o filme perder a identidade e deixando a criatividade da narrativa fraca. A conclusão força para um “final feliz” desnecessário. Mas, contando com Tom Cruise para salvar o filme, “Oblivion” promete agradar fãs do gênero com bastante ação e efeitos especiais.

O filme é mais UM onde tem a história batida de mundo pós-apocalíptico e se apoia quase que completamente no peso que Tom Cruise dá ao filme. Com uma história confusa, Oblivion veio pra mostrar que Cruise continua com sua boa forma (“Tom Cruising”).

Avaliação CcW: 7/10

[embedplusvideo height=”399″ width=”660″ standard=”http://www.youtube.com/v/8H9UuMsne6U?fs=1″ vars=”ytid=8H9UuMsne6U&width=660&height=399&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5946″ /]
Para quem ainda não está familiarizado, O Rafael Bastos é o mais novo membro do café com whisky, que junto com a nossa equipe, está fazendo a cobertura das cabines de imprensa. Ele será uma pessoa bastante vista daqui para frente.

 

eueueueue

2 responses to “Oblivion

  1. Eu não fui ver o filme mas pelo visto tem muito referencia ainda a "vanilla Sky" e "12 macacos" (que já faz referencia de outro filme) To curioso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s