Mostra Lazar Segall

WP_000045

Galeria de Arte GTO abre suas portas para a gravura de Lasar Segall

Exposição do artista lituano apresenta 35 obras e fica em cartaz de 10 de maio a 23 de junho.

BELO HORIZONTE (30/04/13) – A Galeria de Arte GTO, no Sesc Palladium, recebe, de 10 de maio a 23 de junho, a exposição A Gravura de Lasar Segall – poesia da linha e do corte, que integra o projeto ArteSesc, do Departamento Nacional do Sesc. O objetivo do projeto é realizar exposições itinerantes em centros urbanos, tornando conhecidos os acervos de instituições culturais e obras de artistas plásticos de várias partes do país. Nesta exposição, o Sesc realiza parceria com o Museu Lasar Segall, objetivando a oportunidade de apreciar a gravura desse grande artista Lasar Segall. A visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 21h e a entrada é gratuita.

Segall!

Lasar Segall nasce a 21 de julho, na comunidade judaica de Vilna, capital da Lituânia, na época sob domínio da Rússia czarista. É o sexto filho de Esther Ghodes Glaser Segall e Abel Segall. Os oito filhos do casal Segall eram, por ordem de nascimento: Oscar, Jacob, Rebeca, Luba, Manja, Lasar, Lisa e Grisha.

Aos 15 anos de idade vai para Berlim, onde se fixa, para continuar a formação artística. Frequenta a Escola de Artes Aplicadas. Em seguida ingressa na Academia Imperial de Belas Artes de Berlim. Recebe Bolsa de Estudo.

Em março, faz exposição individual num salão alugado à Rua São Bento, 85, São Paulo, com apoio do senador José de Freitas Valle. Mostra trabalhos de transição entre o impressionismo e um estilo pessoal que começava a se afirmar. Em maio, dá aulas de desenho à jovem Jenny Klabin. Em junho, exposição individual no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, que adquire sua pintura Cabeça de menina russa (1908).
No final do ano, regressa à Europa, deixando várias obras em coleções brasileiras, entre as quais a de Freitas Valle, na qual ficaram três trabalhos, inclusive o Auto-retrato I (c. 1911). Visita Paris por três semanas, fazendo longas visitas ao Museu do Louvre. De volta à Alemanha, conhece Margarete Quack que, finda a Primeira Guerra, se tornaria sua esposa.

Mais informações sobre a bio: Museu Segall

SERVIÇO
Evento: Exposição A Gravura de Lasar Segall – poesia da linha e do corte
Data: 10/05 a 23/06
Local: Galeria de Arte GTO, no Sesc Palladium
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h

Mais informações da mostra e do artista no site sescmg.com.br

eueueueue

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s