Johnny Depp: Mil Faces em 50 anos

Ele é bonito, charmoso, rico e tem presença. Toca guitarra e já pegou Winona Ryder e Kate Moss. Já foi eleito o homem mais sexy do mundo diversas vezes. Dizem as más línguas que ele já presenteou uma de suas namorados com uma ilha.  Ele tem tatuagens fodas. É amigo de Al Pacino, Leonardo DiCaprio e Marlon Brando. Já até rejeitou o papel principal em Titanic. Nem a Desciclopédia foi capaz de zoar o cara. Além de tudo isso, tem um currículo que impressiona por sua versatilidade e irreverência. Ah, e claro: é um grande ator. E nem continue este texto se você pensar o contrário, está bem?

johnny
Estamos falando dele: Johnny Depp, que hoje, 9 de junho, completa 50 anos. Pois é, a vida passa, os anos voam e o um dos atores mais queridos da atualidade se torna um dos cinquentões mais famosos do cinema, marcando sua vida por excentricidades, mulheres, polêmicas – mas muito sucesso.

Johnny em seu primeiro papel no cinema, o adolescente no terror "A Hora do Pesadelo".

Conhecido por  interpretar personagens excêntricos – se transformando em um camaleão ambulante -, Depp decidiu ainda cedo que queria ser guitarrista. Por sorte, conheceu no início da década de 80 o ator Nicolas Cage, que conseguiu um teste para aquele que seria seu primeiro longa-metragem, A Hora do Pesadelo. No final da década, Depp já era sucesso entre o público juvenil e símbolo sexual norte-americano graças a seu personagem na série 21 Jump Street (que chegou ao país com o péssimo título de Anjos da Lei). Desde então, foi sucesso atrás de sucesso. Reconhecidamente, Johnny Depp é hoje um dos maiores atores de sua geração, tanto pela crítica quanto pelo público – público que cai de amores pelo ator à cada aparição e lota as salas de cinema quando vê seu nome brilhar nos créditos.

Nosso Número 01!

E é pra comemorar esta data que é pra lá de especial (afinal, eu já assumi em diversas ocasiões que Sir Depp é meu ator favorito), vamos fazer uma lista com alguns personagens mais marcantes do ator (que também é produtor e diretor de cinema). Vou confessar que tive dificuldade para chegar à lista final porque com mais de 50 filmes é complicado você escolher aquele mais marcante. Então, separei aqueles que, de certa forma, marcaram a carreira do ator e o transformaram neste artista tão querido por todos nós.

Edward (Edward Mãos de Tesoura, 1990)
Primeiro trabalho de uma longa parceria com Tim Burton, Edward Mãos de Tesoura é o trabalho que apresentou Depp ao mundo. No filme, ele interpreta um ser criado por um inventor que falece antes de terminar sua obra, deixando a pobre criatura sozinha e com tesouras no lugar das mãos. Uma das obras mais sensíveis e poéticas de Burton, o filme se tornou um clássico instantâneo.

edward

Edward Davis Wood Junior (Ed Wood, 1994)
Quatro anos após Edward Mãos de Tesoura, Johnny Depp retorna à sua parceria com Tim Burton no longa Ed Wood, que retrata a vida do artista homônimo considerado “o pior diretor de todos os tempos”. Rodado em preto e branco e baseado na obra de Rudolph Grey, o filme traz Johnny Depp em parceria com Martin Landau, que no papel do famoso ator Bela Lugosi, faturou o Oscar de melhor ator coadjuvante. Ah, Johnny se traveste neste filme. E fica hilário!

wood

John Wilmot (O Libertino, 2004)
Neste filme de Laurence Dunmore, Johnny Depp é John Wilmot, o segundo Conde de Rochester, um personagem famoso na corte de Charles II, na Inglaterra, durante o século XVII. Na história, John é um poeta libertino e famoso boêmio, que desafiou a corte de seu rei e se tornou uma lenda no seu tempo. Apesar do filme não ter decolado, certamente traz uma das melhores atuações de Depp em toda sua carreira. Só o prólogo já vale por todo o filme.

libertino

Willy Wonca(A Fantástica Fábrica de Chocolate, 2005)
Parece que Burton adora ver Depp em personagens caricatos. Não à toa, Depp caiu como uma luva no papel do maluco Willy Wonca (personagem que já havia sido vivido por Gene Wilder na primeira versão da obra de Roald Dahl), dono da fábrica de chocolates mais amada do cinema. Inspirando sua personagem abertamente no ícone pop Michael Jackson (nas vestes, gestos e excentricidade), Depp recebeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator de comédia/musical.

willywonca

Jack Sparrow (Saga Piratas do Caribe, 2003-2011)
Mesmo que você fosse um alienígena, você não conseguiria viver nesta galáxia sem conhecer Jack Sparrow, personagem icônico da saga Piratas do Caribe – aliás, Jack é a própria saga, diga-se de passagem. Com Jack Sparrow, Depp conseguiu sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator, em 2003. Também conseguiu voltar aos holofotes hollywoodianos, se tornando um dos atores mais bem pagos da história do cinema.

jack

3 responses to “Johnny Depp: Mil Faces em 50 anos

  1. Que posso eu falar contra? Realmente o cara fez por onde, mas eu acho que essa lista podia se estender (sim eu sei que foi só uma mostra de tudo, um resumo) para trabalhos mesmo significativos, como Frederick Abberline em "from hell", Roux em "Chocolate", Don Juan em "Don juan Demarco (da onde vem ai a amizade com Marlon Brando) e Mort Rainey em "Secret window" ( confesso que é meu filme favorito em que ele atuou e que ninguém faria o personagem melhor) – Mas foi um bom levantamento, assim como você mencionou, é muito difícil condensar a carreira vasta do cara.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s