Os Pais Famosos do Cinema

Amanhã – caso você não saiba, não se lembre ou seja um completo alienado – é o segundo domingo do mês de agosto e também data em que comemoramos no país o Dia dos Pais.

Não vou explanar aqui sobre a origem da data, nem ficar criticando nosso sistema capitalista que utiliza tal ocasião para alavancar as vendas e blá blá blá. Já que aqui somos todos cinéfilos de carteirinha, decidi listar alguns pais famosos no cinema. Okay, uns nem tão famosos – mas que merecem um lugarzinho nesta lista neste dia tão especial. Confira abaixo os paizões que selecionamos:

Sonny – Adam Sandler (O Paizão, 1999)
Imagine que você, um sujeito totalmente irresponsável que nunca levou jeito para crianças, tem a difícil tarefa de cuidar do filho de um amigo que saiu em viagem? Pois foi essa a situação em que se meteu Adam Sandler na elogiada comédia ahhh tá O Paizão. Considerado um dos melhores trabalhos do ator (o que não é lá muito difícil…), o filme mostra as trapalhadas do rapaz que vai aprendendo a lidar melhor com o garotinho enquanto tenta reconquistar sua namorada.
paizao

Daniel – Robin Williams (Uma Babá Quase Perfeita, 1993)
Clássica comédia dos anos 90, Uma Babá Quase Perfeita é um daqueles filmes para toda a família. Daniel, após ser impedido pela ex-esposa de passar mais tempo com os três filhos, tem uma idéia, no mínimo, extravagante: se veste de mulher, assumindo uma nova identidade para ocupar a vaga de babá das crianças. Aos poucos, a notória ajudante acaba tomando um lugar especial no coração da família e Daniel se coloca em altas confusões para não ser descoberto.
baba

Mufasa – voz de James Earl Jones (O Rei Leão, 1994)
O reino animal também é exemplo de família – ao menos para os padrões Disney. Em um dos maiores clássicos do estúdio, Mufasa é o corajoso rei da selva e pai do pequeno Simba. No longa, Mufasa morre (em uma das cenas mais tristes da história do cinema – eu choro mesmo, e daí? u.u) enquanto tenta salvar a vida do filho, que foge para longe de sua terra natal. Quando cresce, Simba deve resgatar a memória do pai e retornar à sua terra para lutar pelo trono que um dia fora de seu progenitor.
reileao

Guido – Roberto Benigni (A Vida é Bela, 1997)
Roberto Benigni é Guido, um pai apaixonado por sua família que é levado a um campo de concentração nazista durante os anos 40. Lá, ele usa sua imaginação para fazer seu filho acreditar que estão passando por uma grande “brincadeira”, protegendo o garoto da violência à sua volta e dos horrores da guerra. Dica: prepare os lenços caso resolva assistir.
vidabela

Dan Evans – Christian Bale (Os Indomáveis, 2007)
O faroeste Os Indomáveis conta a história de Dan Evans, um rancheiro à beira da falência, que se oferece para integrar um grupo que está escoltando um famoso bandido da região até a prisão em uma cidade vizinha. Durante o percurso, entre idas e reviravoltas, manter o bandido preso se torna mais do que uma simples oportunidade de recompensa, mas também uma forma de fazer com que o filho se orgulhe do pai.
indomaveis

Ray Gleason – Ted Danson (Acertando as Contas Com Papai, 1994)
Em Acertando as Contas Com Papai, Ray Gleason é um viúvo e ex-presidiário que efetua um roubo de moedas avaliadas em mais de um milhão de dólares justamente quando seu filho Timmy vai passar uns dias com o pai. Quando descobre o que aconteceu, Timmy esconde as moedas do pai, tentando fazê-lo passar mais tempo com o garoto e desistir do crime, pois sabe que o pai poderá ser preso. Aos poucos, a relação entre os dois começa a criar laços mais fortes e os dois decidem ficar mais próximos um do outro.
contascompapai

Noah Levinstein – Eugene Levy (franquia American Pie, 1999)
Ter aquele pai que tenta dar conselhos amorosos e sexuais, ou deixa o filho encabulado na frente das visitas, ou fica escutando a ligação do filho na extensão… é complicado. Na sequência American Pie, Jim (Jason Biggs) passou por esses incidentes por conta de seu pai careta e super protetor – mas que amava o garoto e esteve sempre presente (mesmo nas situações mais constrangedoras).
americanpie

Marlin – voz de Albert Brooks (Procurando Nemo, 2003)
Quando o seu pequeno filho Nemo é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador para servir de adorno em um aquário, Marlin parte em uma viagem alucinante em busca do peixinho. O tímido pai passa por situações de perigo para reencontrar o filho que tanto ama – até mesmo encarar a companhia da lunática Dory.
procurandonemo

Jackie Elliot – Gary Lewis (Billy Elliot, 2000)
O primeiro filme de Stephen Daldry conta a história verídica do bailarino Billy Elliot e como o artista seguiu seus sonhos em uma época recheada de tabus e preconceitos, inclusive do próprio pai, Jackie Elliot, um mineiro frustrado que obrigava o filho a treinar boxe.
billyelliot

John Q. Arquibald – Denzel Washington (Um Ato de Coragem, 2002)
John é um homem comum que vive sua vida pacata ao lado da mulher e do filho. Quando descobre que o garoto precisa urgentemente fazer um transplante de coração, John tem uma atitude desesperada : sem dinheiro para pagar a cirurgia e sem a cobertura de seu plano de saúde, o pai de família torna refém todo o setor de emergência de um hospital e negocia o tratamento do filho com a polícia.
umatodecoragem

Jack Torrance – Jack Nicholson (O Iluminado, 1980)
Qualquer criança ficaria perturbada ao ver seu próprio pai tentando assassina-la. Pois essa foi a situação principal pela qual o pequeno Danny passa ao se isolar com os pais em um hotel no Colorado durante o inverno. O completo isolamento causa alguns distúrbios mentais em Jack, pai do garoto, que se torna cada dia mais agressivo e tenta assassinar toda a família.
iluminado

Don Vito Corleone – Marlon Brando (O Poderoso Chefão, 1972)
Don Vito Corleone era o chefe de uma poderosa família de mafiosos – no entanto, sua família e o amor por sua prole estavam sempre em primeiro lugar. Isso torna a personagem de Marlon Brando um dos pais mais famosos de toda a história do cinema. No clássico de Francis Ford Coppola, Don Vito é o exemplo de homem que, apesar da vida incorreta que leva, dentro de casa é amado por todos e sempre coloca a família à frente de seus negócios.
poderosochefao

Darth Vader – David Prowse (saga Star Wars, 1977)
Ele abandonou os filhos Luke e Leia quando ainda eram pequenos. Arrancou a mão do filho em um duelo de sabre – mas é, talvez, um dos pais mais famosos do cinema. Darth Vader é o vilão principal dos três primeiros filmes da franquia Star Wars, criada pelo mestre George Lucas. No entanto, todo vilão tem um lado humano – e esse lado foi mostrado nos três primeiros episódios da série, quando Darth Vader ainda era Anakin Skywalker.
starwars

Henry Jones – Sean Connery (Indiana Jones e a Última Cruzada, 1989)
Ele é pai de um dos maiores aventureiros do cinema, sir Indiana Jones. No filme dirigido por Steven Spielberg em 1989, Indiana tem de salvar o pai das mãos dos nazistas e encontrar o Santo Graal. Ao longo do filme, porém, como bom pai coruja, Henry revela algumas curiosidades sobre o filho – a quem chama de “Junior”. A dupla fez tanto sucesso na época que Sean Connery foi convidado para interpretar novamente o personagem no último filme da saga, mas recusou o convite.
indianajones

Billy Flynn – Jon Voight (O Campeão, 1979)
No clássico filme de Franco Zeffirelli, Jon Voight vive Billy Flynn, ex-boxeador vencido pelo álcool e pelo jogo. Porém, aos olhos do filho TJ, Billy sempre será um campeão. Na trama, Billy decide voltar aos ringues depois de anos sem treinar, para uma luta que encherá o filho de orgulho do pai.
campeao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s